O Maja Valles Em Marte

A imagem acima mostra o que um dia foi uma ilha no meio do Maja Valles um grande oceano no planeta Marte e foi feita pelo instrumento THEMIS que viaja a bordo da sonda Mars Odyssey Orbiter. O vale foi criado por uma imensa corrente de água provavelmente liberada da ruptura de um aquífero em subsuperfície. Se você pode imaginar, a água veio violentamente entrando na área, empurrando tudo em sua passagem e deixando para trás uma superfície relativamente suave.

A pequena ilha vista na imagem foi um terreno mais alto que teve altura suficiente para ficar acima da água e que não foi coberto. Pode-se ainda ver que alguns pontos dessa ilha foram atingidos por asteroides perto de sua ponta inferior. Se o asteroide atingiu a ilha enquanto ainda havia água presente no local, isso explicaria por que não existe nenhuma marca remanescente do impacto em nenhum outro lugar a não ser na ilha mesmo.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-16-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.