Mais Uma Imagem da Série: Encontros Astronômicos ao Entardecer

Realmente um início de ano como esse para aqueles que gostam de observar o céu a olho nu, será difícil de ser repetido. Tudo começou no mês de Janeiro e Fevereiro quando os planetas Júpiter e Vênus s encontraram no céu poente proporcionando uma bela conjunção planetária. Em alguns dias a Lua se apresentou ali próximo dando o ar da sua graça. Mas foi mesmo no mês de Março que ela se juntou definitivamente a dupla planetária e fez um trio maravilhoso no céu. Centenas, talvez milhares de imagens foram feitas desses encontros que sem dúvida alguma encantaram muita gente ao redor do mundo. Com o passar dos dias Júpiter foi baixando no horizonte e Vênus partiu para o encontro de outros belos objetos celestes. O encontro de Vênus que mais tem chamado a atenção de todos foi com as Plêiades, o belo aglomerado estelar que também pode ser visto a olho nu, e que é mais uma vez muito bem retratado na imagem acima. Assim, o ano mal começou e já temos muitas histórias para contar. Mas nada será comparado ao que estar por vir. Nos dias 5 e 6 de Junho, dependendo de onde você esteja no planeta Terra, Vênus fará o seu encontro mais importante e mais esperado do ano, com outro astro que também é visível a olho nu, o Sol. Esse encontro marcará o trânsito de Vênus em frente ao disco solar, o último da nossa geração e um encontro que já está sendo esperado e aguardado com toda a ansiedade. Infelizmente esse último encontro ao contrário dos demais não será visível em todo o globo terrestre e infelizmente o Brasil ficará fora desse belo fenômeno. Ficaremos aqui aguardando mais imagens, vídeos e dados dessas belas conjunções, e o que é melhor que podem ser apreciadas sem o auxílio de equipamentos tendo assim um alcance global e fazendo da astronomia uma ciência verdadeiramente universal.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120407.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.