fbpx

Mais Uma Foto Brasileira No Site LPOD: A Lua Vista Desde Cabedelo, Brasil

Muito legal ver mais uma vez o Brasil representado no famoso site sobre a Lua, do pesquisador Chuck Wood, o Lunar Picture of the Day. Dessa vez, a foto em destaque no site foi feita por João Eduardo Cardoso Lourenço de Cabedelo na Paraíba.

A três anos atrás, John Moore publicou seu próprio atlas da Lua, selecionando as informações que ele achava mais úteis de serem apresentadas. K.C. Pau recentemente lançou um atlas feito com as suas melhores imagens, e agora João, fez seu próprio atlas mostrando uma área a nordeste do Mare Imbrium, adicionando os diâmetros das crateras juntamente com seus nomes. Pelo fato de muitos astrônomos amadores atualmente poderem fazer belas imagens da Lua, e imagens com alta qualidade que podem até ser impressas, teoricamente qualquer um pode criar seu próprio atlas da Lua. Com programas como o Photoshop, o Picasa e vários outros, cada imagem pode ser anotada com qualquer tipo de informação, além de poder ser processada buscando sempre a melhor representação do que se está observando. Alguns podem fazer mapas dos canais, ou dos domos, ou das crateras raiadas, ou de qualquer lugar da Lua que ele ache interessante. Os atlas ainda podem ser feitos em qualquer língua, ou seja, pode ocorrer hoje, uma verdadeira explosão de atlas da Lua.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/August+2%2C+2012

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .