Mais Uma Cratera Espetacular na Lua

Com o desenvolvimento das tecnologias, todos nós estamos trabalhando em monitores cada vez maiores. A grande imagem da Lua acima é cheia de delícias para quem gosta do nosso satélite natural, incluindo cinco ranhuras, ou canais. Será que você é capaz de encontrar todos eles? Associado com todos esses canais estão aberturas alongadas, e outras aberturas sem canais podem ser vistas ao norte da cabeça de Reiner Gamma. Ainda nessa região podemos ver cadeias paralelas de mares que parecem ondas congeladas se dirigindo para uma praia localizada ao longo do terminador. Os muitos domos da Marius Hills também são mostrados nessa bela imagem, incluindo alguns com seus cumes colapsados. Não, não foram todas essas paisagens vulcânicas que chamaram a atenção de Chuck Wood do LPOD, foi sim a cratera Reiner. O que você consegue ver de incomum na cratera Reiner, a grande cratera próxima a Gamma? Pode-se ver que as cadeias e as valas presentes no depósito contínuo de material ejetado da Reiner não são igualmente distribuídas em todas as direções. Como discutido recentemente esse tipo de distribuição de material sugere um impacto oblíquo. Observando outras imagens para uma comparação, podem-se encontrar várias imagens que têm a mesma divagação. A única explicação alternativa é que o fluxo de lava entrou em erupção depois da formação da Reiner, cobrindo metade de seu material ejetado contínuo. Mas não existe uma evidência particular para isso. Então será que a cratera Reiner se formou através de um impacto de ângulo baixo a médio?

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/March+8%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.