Mais Um Pouco do Eclipse Anelar de 9/10 de Maio de 2013

eclipse_anelar_01

observatory_150105O nascer do Sol sobre a Austrália, na última sexta-feira, dia 10 de Maio de 2013 foi um pouco incomum. Tony O’Brien fotografou o que aconteceu num ponto ao sul da cidade de Newman.

O sol se transformou num anel de fogo durante o eclipse anelar. No momento em que O’Brien o registrou, mais de 95% do diâmetro do Sol estava coberto pela Lua.

ecliplse_anelar_02

“Eu viajei o dia todo para ver esse eclipse anelar, e a viagem valeu a pena”, disse ele. “Foi um evento fantástico”. Num eclipse anelar do Sol a Lua não está grande o suficiente para cobrir todo o disco do Sol. Um anel de sol se forma ao redor da Lua. Pode não ser tão espetacular como um eclipse total do Sol, mas um eclipse anelar tem a sua própria beleza característica. Abaixo outra foto espetacular do mesmo fenômeno da última sexta-feira.

eclipse_anelar_03

Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo