Mais Sobre Ventos Estelar: Fantástica Escultura

Essa imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra uma das mais dinâmicas e complexas regiões de formação de estrelas no espaço, essa região está localizada a 210000 anos-luz de distância na Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea.

No centro dessa região está um brilhante aglomerado estelar denominado NGC 346. Uma surpreendente estrutura arqueada, perturbando os filamentos com uma distinta cadeia envolve o aglomerado.

Uma corrente de radiação proveniente das estrelas quentes no aglomerado NGC 346, no centro da imagem, come as áreas mais densas ao redor, criando uma escultura fantasiosa de poeira e gás. A borda negra, e complexamente adornada da cadeia, vista em silueta, é particularmente surpreendente. Ela contém pequenos glóbulos de poeira que apontam para o centro do aglomerado, como birutas que dão a direção dos ventos.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art19020/picture-of-the-day-young-stars-sculpt-gas-with-powerful-outflows.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo