fbpx

MAGNETAR PODE SER A SOLUÇÃO PARA O MISTÉRIO DAS FRBS | SPACE TODAY TV EP.1811

——————————————————————————-

Para comprar o kit especial de aniversário do canal!!!

https://mailchi.mp/bb45a18c3089/4anos

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

<a href="https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join" target=”_blank” rel=”nofollow”>https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Um dos grandes mistérios da astronomia moderna pode estar perto do fim.

E com um final feliz.

Vocês lembram das FRBs, as explosões rápidas em ondas de rádio, que são detectadas a pouco tempo, e que algumas mostram até uma certa repetição?

Lembram também que até o momento, os astrônomos não sabem a origem dessas explosões de ondas de rádio, sendo que até mesmo civilizações alienígenas já foram ditas como sendo a origem delas.

Essas eexplosões na verdade, são pulsos de rádio com período na casa dos milissegundos e de origem extragaláctica.

Um dos mais famosos deles é o chamado FRB121102 que teve sua origem detectada numa galáxia anã localizada a 3 bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Mas o que o originou, isso os astrônomos ainda não sabem e buscam por essa explicação.

Uma das hipóteses é que uma magnetar seja a responsável pela geração da FRB.

Uma magnetar nasce a partir do que se chama uma supernova superluminosa, um tipo de explosão estelar que é cerca de 10 vezes mais poderosa que uma supernova padrão.

Essas supernovas podem ganhar um brilho extra, devido ao nascimento de uma estrela de nêutrons com um campo magnético extremamente intenso, ou seja, uma magnetar.

Essa magnetar gira rapidamente com um período na casa dos milissegundos emitindo radiação e ventos enquanto seu campo magnético decai gerando explosões.

Usando o rádio telescópio VLA, os astrônomos descobriram uma fonte de rádio persistente, muito interessante que era coincidente com uam supernova superluminosa que aconteceu a 7.5 anos atrás.

Essa supernova está localizada a aproximadamente 1.5 bilhão de anos-luz de distância da Terra.

É a primeira vez que os astrônomos descobrem uma fonte de rádio associada com uma supernova superluminosa.

Vários cenários para a origem dessa emissão de rádio foram testados, como atividade de formação de estrelas, um núcleo ativo de galáxias e uma onda de choque de supernova.

Mas todos foram considerados improváveis, embora não se possa eliminar nenhum deles completamente.

O fato é que essa emisssão de ondas de rádio lembra muito a emissão de rádio da FRB 121102.

Os atrônomos mostraram que todas as obbservações são consistentes com uma magnetar que está mergulhada no material ejetado pela supernova.

E eles acreditam que possam descobrir uma FRB colocalizada.

Com isso, com todas as observações feitas e todos os análogos estudados, tudo indica que foi um fenômeno parecido que deu origem a FRB 121102, ou seja, que ela pode ter sido gerada por uma magnetar resultante de uma supernova superluminosa.

Os astrônomos já falaram que novas observações serão feitas para tentar eliminar as outras explicações para essa fonte de rádio.

Caso tudo se confirme, terá chegado ao fim um dos grandes mistérios da astronomia moderna, e se você pensar bem, um mistério que nem durou tanto tempo assim.

#Magnetar #FRBs

Fontes:

https://aasnova.org/2019/05/03/a-link-between-fast-radio-bursts-magnetars-and-supernovae/

https://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/ab18a5/pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo