M82: Uma Galáxia de Explosão de Estrelas Com Super Vento

Também conhecida como Galáxia do Cigarro devido à sua aparência visual alongada, a M82 é uma galáxia de explosão de estrelas com um super vento. De fato, através das grandes explosões de supernovas e poderosos ventos emanados de estrelas massivas, uma explosão de formação de estrelas na M82 está guiando o prodigioso fluxo de material para fora da galáxia. Evidências para o super vento originado da região central da galáxia são claras nessa imagem bem nítida e composta, baseada nos dados de pequenos telescópios instalados na Terra. A composição destaca a emissão de filamentos de gás hidrogênio atômico em tonalidades avermelhadas. Os filamentos se estendem por mais de 10000 anos-luz. Uma parte do gás no super vento, enriquecido em elementos pesados forjados nas estrelas massivas, eventualmente escaparão para o espaço intergaláctico. Disparadas pelo encontro com a galáxia vizinha M81, as furiosas explosões de formação de estrelas na M82 devem durar 100 milhões de anos ou mais. A M82 está localizada a uma distância de 12 milhões de anos-luz da Terra, próximo da borda norte da constelação da Ursa Major.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap111006.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.