M82: Uma galáxia com um Supervento

O que está acendendo a Galáxia do Charuto? A M82, como também essa galáxia irregular é conhecida foi rodopiada pela sua recente passagem próximo da galáxia espiral M81. Isso não explica totalmente a fonte do brilho avermelhado visível do gás em expansão. Recentes evidências indicam que esse gás está sendo dirigido para fora pela combinação de partículas de vento emergentes de muitas estrelas criando assim um supervento galáctico. A foto acima, aqui reproduzida é um mosaico que destaca a cor específica da luz vermelha fortemente emitida pelo gás hidrogênio ionizado, mostrando filamentos detalhados desse gás. Os filamentos se estendem por mais de 10000 anos-luz. A Galáxia do Charuto está localizada a 12 milhões de anos-luz de distância da Terra e é a galáxia mais brilhante do céu na luz infravermelha e pode ser vista na luz visível com pequenos telescópios apontados em direção da constelação da Ursa Major.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101219.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.