M8: A Nebulosa da Lagoa

M8_rural_hiresBobillo


observatory_1501054Essa bela nuvem cósmica é uma popular parada para turnês telescópicas da constelação de Sagittarius. O turista cósmico do século 18, Charles Messier, catalogou a brilhante nebulosa como M8. Os astrônomos dos dias de hoje reconhecem a Nebulosa da Lagoa como um ativo berçário estelar localizado a aproximadamente 5000 anos-luz de distância, na direção do centro da Via láctea. Estrelas quentes no embebido aglomerado estelar aberto NGC 6530 energiza o brilho nebular. Feições impressionantes podem ser traçadas através dessa imagem nítida, mostrando os filamentos de gás brilhante e as nuvens de poeira escura. Se contorcendo perto do centro da Lagoa, a pequena, e brilhante forma de ampulheta, é na verdade o resultado turbulento de extremos ventos estelares e intensa luz das estrelas. A bela imagem acima foi registrada com um telescópio e uma câmera digital enquanto a M8 estava alta no céu escuro e rural da Argentina. Na distância estimada da nebulosa, a imagem acima se expande por mais de 60 anos-luz.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130817.html


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.