M78 em Orion

A M78 em Orion é um belo alvo para pequenos telescópios e ao mesmo tempo é uma das maiores nebulosas de reflexão do céu. Através de um telescópio de 4 polegadas com aproximadamente 120x, você será capaz de observar essa estrela de magnitude 11. No lado dessa estrela localizam-se as duas partes mais densas da M78. Se você está num local escuro, você conseguirá ver outra região muito mais apagada da nebulosidade, a NGC 2067, localizada a apenas 4.5’ a noroeste da M78. Uma linha escura separa as duas. Pelo fato de poucas estrelas popularem o pano de fundo desse campo de visão, os astrônomos acreditam que a M78 se situa dentro de uma grande, nuvem escura que eventualmente formará mais estrelas. A foto acima foi feita com um telescópio de 8 polegadas Boren-Simon PowerNewt Astrograph em f/2.8, usando uma câmera Orion StarShoot Pro 2 CCD colorida, 12 exposições de 5 minutos foram feitas e então empilhadas para se conseguir essa bela imagem.

Fonte:

http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.