M74: A Espiral Perfeita

m74_hubble_4014


observatory_1501054Se não for perfeita, pelo menos essa galáxia espiral pode ser considerada a mais fotogênica de todas. Uma ilha no universo com aproximadamente 100 bilhões de estrelas e localizada a aproximadamente 32 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Pisces, a M74 apresenta uma visão surpreendente de frente para a Terra. Classificada como uma galáxia Sc, o grande projeto dos graciosos braços espirais da M74 são traçados por brilhantes aglomerados estelares azuis e por linhas de poeira cósmica escuras. Construída a partir de imagens registradas em 2003 e 2005, essa composição mostrada acima foi feita com a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble. Se espalhando por aproximadamente 30000 anos-luz de diâmetro, as exposições da M74 registram a emissão dos átomos de hidrogênio, destacando o brilho vermelho das grandes regiões de formação de estrelas da galáxia. Recentemente muitos astrônomos estão rastreando uma brilhante supernova que foi vista na M74.


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130811.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.