M64: A Galáxia da Bela Adormecida

A Galáxia da Bela Adormecida de parecer um lugar tranquilo à primeira vista, mas ela está na verdade girando e se movimentando. Num movimento inesperado, observações recentes mostram que o gás nas regiões externas dessa espiral fotogênica está girando em direção oposta ao movimento de rotação que todas as estrelas executam dentro da galáxia. Colisões entre o gás existente nas regiões internas e externas estão criando muitas estrelas azuis quentes e nebulosas de emissão rosas que podem ser vistas colorindo a galáxia. A imagem acima foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble em 2001 e lançada em 2004. Acredita-se que os fascinantes movimentos internos que ocorrem na galáxia M64 também conhecida como NGC 4826 se devem a uma grande colisão cósmica entre uma galáxia menor e uma grande galáxia, colisão essa que ainda gera efeitos pelo fato de ainda não ter atingido um estado estacionário.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110612.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.