M33: A Galáxia do Triângulo

A pequena constelação do Triangulum, abriga essa bela galáxia espiral, conhecida como M33 e que está de frente para nós. Seus nomes mais populares são, Galáxia do Triângulo, ou Nebulosa do Cata-vento. A M33 tem mais de 50 mil anos-luz de diâmetro, e é a terceira maior galáxia do Grupo Local de Galáxias, atrás, da galáxia de Andrômeda, a M31, e a Via Láctea. Localizada a cerca de 3 milhões de anos-luz de distância da Via Láctea, a M33, é uma galáxia satélite da Galáxia de Andrômeda, e se existirem astrônomos em uma dessas galáxias, eles devem ter uma visão espetacular do grande sistema espiral de cada uma delas. Aqui da Terra, temos imagens como essa que mostram os aglomerados de estrelas azuis e as regiões rosadas de formação de estrelas ao longo dos braços espirais da galáxia. A NGC 604, é a região de formação de estrelas mais brilhante da galáxia, ela pode ser observada na posição de 7 horas do relógio. Como a M31, a população de estrelas variáveis bem medidas da M33, tem ajudado a fazer dessa galáxia espiral um marcador cósmico importante para se estabelecer as distâncias no universo.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171130.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.