fbpx

Luzes do Norte Sobre o Lago Prelude No Canadá

Cortinas de luz verde brilhante se espalham sobre essa maravilhosa paisagem. Em primeiro plano na imagem aqui reproduzida é possível observar o Lago Prelude, localizado a aproximadamente 30 quilômetros a leste de Yellowknife em Northwest Territories no Canadá. A partir das altas latitudes do hemisfério norte magníficas luzes do norte, também conhecidas como aurora boreal, elas estão se tornando um sinal muito familiar. À medida que o equinócio de 22 de Setembro de 2010, as noites estão se tornando cada vez maiores e favoráveis para que a estação das auroras comesse. Registrada no dia 11 de Setembro de 2010, essa vista panorâmica se expande por 180 graus. As estrelas brilhantes que aparecem ao longo do brilho da aurora a esquerda formam a constelação conhecida dos moradores do hemisfério norte como Ursa Maior. O aglomerado de estrelas mais compacto das Plêiades  brilha a direita na imagem.

E agora também em: http://www.cienctec.com.br/ler.asp?codigo_noticia=26&codigo_categoria=4&nome_categoria=Arquivos&codigo_subcategoria=1&nome_subcategoria=Imagens

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100917.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo