As Luzes Da Cidade De Dubai Vistas Desde a ISS

As luzes de Dubai nos Emirados Árabes Unidos são mostradas nessa imagem feita pela tripulação da Expedição 30 a bordo da Estação Espacial Internacional. A Cidade de Dubai, a maior área metropolitana dentro do emirado de Dubai, é um dos alvos favoritos dos astronautas para ser fotografado, muito desse favoritismo se deve ao fato dos arquipélagos artificiais situados diretamente na costa do Golfo Pérsico, que foram construídos de modo que o desenho completo só pode ser visto de um ponto de vista especial seja de um avião ou de um objeto em órbita. A cidade apresenta uma bela paisagem noturna quando vista do espaço mostrando o padrão de desenvolvimento urbano. Nessa imagem detalhada, feita com uma câmera digital com lentes de grande comprimento focal otimizada para responder de forma rápida e com alta sensibilidade de luz, mostra interessantes padrões que podem ser destacados. As rodovias e as grandes ruas são muito bem definidas por sua iluminação de coloração amarelo alaranjada, enquanto que as áreas residenciais e comerciais são resolvidas com um padrão individual de iluminação branca, azul e amarelo alaranjada. Algumas grandes áreas brilhantes são os grandes hotéis e complexos comerciais, incluindo o Burj Khalifa Tower, o maior prédio da Terra com 828 metros de altura. As luzes brilhantes da cidade contrastam de forma marcante com a escuridão do Golfo Pérsico a noroeste, com áreas pouco desenvolvidas e não iluminadas a sudeste. Os aglomerados de luzes no complexo conhecido como Palm Jumeira, a baixo e à direita corresponde a uma pequena relativamente pequena do arquipélago que tem se desenvolvido. Áreas isoladas de luzes da cidade difusas se devem a pequenas coberturas de nuvens sobre a cidade durante o momento da imagem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2211.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.