fbpx

Luzes Brilhantes, Cidade Verde

Duas estrelas extremamente brilhantes iluminam uma mistura esverdeada nessa imagem obtida pelo novo projeto GLIMPSE360 do Telescópio Espacial Spitzer da NASA. Essa nebulosidade é composta de hidrogênio e carbono e é chamada de PAHs ou hidrocarbonetos aromáticos policiclícos, que são encontrados na Terra em grelhas e nos escapamentos dos carros.

No espaço os PAHs se formam em nuvens negras que originam as estrelas. Essas moléculas fornecem aos astrônomos uma maneira de visualizar as periferias das nuvens de gás e estudar em grande detalhe sua estrutura. Elas não são na verdade verdes, mas a codificação de cores nessa imagem levam os cientistas a verem o brilho em infravermelho.

Estranhas listras – provavelmente grãos de poeira que se alinharam com o campo magnético – distorcem a estrela no canto superior esquerdo. A próxima e bem estudada estrela GL 490 brilha no porção centro direita da imagem. As novas observações têm revelado alguns pequenos fluxos de gás a partir das estrelas em formação próximas, o que indica a sua juventude. Esses jatos são uma excelente maneira de se encontrar estrelas massivas realmente jovens que estão em seus estágios iniciais de formação.

Essa imagem é uma combinação de dados do Spitzer e do Two-Micron All Sky Survey (2MASS). Os dados do Spitzer foram adquiridos depois que o líquido o resfriava se esgotou em Maio de 2009 marcando o início da missão aquecida do satélite. Os dados usados do Spitzer foram os canais infravermelhos com comprimentos de 3.6 e 4.5 mícron que são representados em verde e vermelho respectivamente. As observações do 2MASS foram feitas com o canal de 2.2 mícron e são representados em azul.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art21634/picture-of-the-day-bright-lights-green-city.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .