Luz Zodiacal É Registrada Dividindo a Via Láctea sobre o Outback Australiano

an_abril_2013_02

observatory_150105Tunç Tezel gerenciou muito bem para registrar o elusivo brilho da Luz zodiacal dividindo a espectacular Via Láctea, na noite entre os dias 10 e 11 de Novembro de 2012 desde a região de Ayers Rock do deserto outback australiano. Essa imagem panorâmica é o resultado de 18 imagens do céu e de seis imagens do primeiro plano. Tunç fez todas as imagens com uma câmera Canon EOS 5D modificada e uma lente de 24 mm em f/1.4. A exposição usada para as fotos do céu foi de 30 segundos com a câmera em ISSO 1600 e a lente em f/2.5. Para as esposições que registraram o primeiro plano a lente foi ajustada para f/1.4 com 30 segundos de exposição em ISSO 800. Ele construiu o panorama com o PtGui Pro e posteriormente processou a imagem, limpando alguns detalhes e fazendo ajustes de cores e de brilho com o software Adobe Photoshop. Essa imagem foi publicada na edição de Abril de 2013 da revista Astronomy Now.

 

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.