Luca Parmitano Tem “Insônia” e Faz Belas Imagens da Terra Desde a ISS

parmitano_noct_01

observatory_1501054Recentemente, o astronauta italiano Luca Parmitano gastou uma “noite de voo”, na Cupola da ISS, na esperança de capturar imagens noturnas de seu país natal desde o espaço. Mas ele viu muito mais, incluindo essa incrível imagem da Lua Crescente nascendo entre brilhantes e azuladas nuvens brilhantes noturnas (noctilucentes). Essas misteriosas nuvens em forma de filamentos aparecem na mesosfera da Terra – uma região que se estende de 48 até 85 km de altura na atmosfera – no crepúsculo normalmente no começo do verão. Elas podem ser vistas do hemisfério norte da Terra, e obviamente são também visíveis do espaço.

parmitano_noct_06

Você pode ler mais sobre o voo noturno de Parmitano e ver mais imagens que eles está fazendo do espaço em seu blog, o Volare (http://blogs.esa.int/luca-parmitano/2013/08/06/night-flight-with-apologies-to-de-saint-exupery/). Ao final da seção de imagens noturnas que ele fez, ele disse “É tarde e amanhã será um longo dia. Com essas luzes ainda preenchendo meus olhos, eu vagorasamente vou fechar as sete janelas da Cupola e cruzar a ISS para retornar para minha cama. Nem mesmo os sonhos irão substituir a beleza da realidade, que existe abaixo de nós”.

parmitano_noct_04

Se você quiser saber mais sobre a ciência que envolve as nuvens noctilucentes, leia o artigo nesse post do blog Universe Today: http://www.universetoday.com/102536/noctilucent-clouds-electric-blue-visitors-from-the-twilight-zone/

parmitano_noct_05

parmitano_noct_03

Abaixo, outra imagem de nuvens noctilucentes feita por Parmitano em 28 de Julho de 2013.

parmitano_noct_02

Fonte:

http://www.universetoday.com/103955/stunning-photo-from-space-moon-rising-amid-noctilucent-clouds/

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo