fbpx

A Lua Hora Por Hora Em 2012

Usando os dados de altimetria registrados pela sonda LRO, os cientistas no Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland, criaram um aplicativo on-lie e um vídeo que mostra as mudanças na aparência da Lua para todo o ano de 2012. Capacidades similares existem para um aplicativo disponível para Ipad chamado de Moon Globe HD além de alguns outros. O vídeo desenvolvido pelo GSC comprimiu um ano inteiro da Lua em 2 minutos e 48 segundos e embora o principal efeito observado seja a mudança da fase da Lua no decorrer do ano, o que é mais interessante de se ver é o movimento de rotação de cima para baixo causado pela libração mensal. O movimento de rotação da Lua fica claro se observarmos o Mare Crisium que se move em direção ao polo norte e depois volta. Se você colocar o vídeo no modo HD ou em tela cheia você pode até chegar a ter uma vertigem. Menos notável é o aumento e a diminuição do diâmetro da Lua causado pelo fato da sua órbita elíptica empurrá-la para perto e para longe da Terra, dependendo da proximidade de nosso planeta. Essa é uma bela demonstração para as aulas de astronomia. Talvez algum dia esse aplicativo on-line trabalhará para qualquer data de modo que poderemos saber, por exemplo, como a Lua estava quando Galileu e outros observadores e desenhistas lunares do início da era moderna da astronomia, fizeram suas observações.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/March+6%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.