Lua Com Forte Brilho da Terra e O Brilhante Vênus São Registrados Sobre a Serra de Guadarrama na Espanha

O que aparece logo acima da silhueta da cadeia de montanha vista na imagem acima? A Lua. Especificamente, a Lua da Terra foi registrada um pouco acima do horizonte na sua fase crescente bem jovem. A Lua que é nos é familiar pode nessa foto parecer um pouco estranha, isso se deve ao fato da exposição dada na foto mostrar de forma significante o brilho da Terra, ou seja, a iluminação da parte noturna da Lua devido à luz do Sol refletida pela Terra. À direita e bem brilhante podemos ver também o planeta Vênus. Vênus e Júpiter passaram bem próximos um do outro durante o final do mês de Fevereiro e o mês de Março, numa bela conjunção planetária. Essa semana, mas especificamente no dia 26 de Março de 2012, eles receberam a companhia bem próxima também da jovem Lua crescente. Uma galeria com imagens dessa conjunção feitas pelo mundo pode ser encontrada aqui: http://cienctec.com.br/wordpress/index.php/galeria-imagens-conjuncao-planetaria-jupiter-venus-lua-2012/. A imagem acima, em particular foi feita em Madrid na Espanha. A silhueta do horizonte em segundo em plano inclui alguns dos Sete Picos da cadeia de montanhas Serra de Guadarrama. Poucos minutos depois dessa foto ter sido feita a Lua desapareceu no horizonte.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120328.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.