A Lua Encélado de Saturno e Suas Plumas

Abaixo de Encélado escuro, uma pluma de gelo de água é iluminada por trás nessa imagem de uma das mais espetaculares luas de Saturno.

As plumas, tanto as grandes como as pequenas, espalham gelo de água a partir de muitos locais ao longo das chamadas listras de tigres de Encélado localizadas perto do polo sul do satélite. As listras de tigres são fissuras que ejetam partículas congeladas, vapor d´água e compostos orgânicos.

O terreno visto aqui está localizado no hemisfério frontal de Encélado, um satélite com 504 km de diâmetro. O norte está para cima na imagem. A imagem foi feita através da luz visível usando a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini em 20 de Fevereiro de 2012. A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de 134000 km de Encélado com o conjunto Sol-Encélado-Cassini em fase com ângulo de 165 graus. A escala da imagem é de 801 metros por pixel.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2198.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.