Lua e Vênus se Apresentam ao Amanhecer

O brilhante planeta Vênus e a fina Lua crescente se apresentam juntos sobre o horizonte leste pouco antes do nascer do Sol no dia 30 de Junho de 2011. O belo par celeste foi registrado nessa colorida cena do crepúsculo sobre um lago próximo a cidade de Izmir na Turquia. Para alguns a conjunção próxima entre os dois astros poderia ser vista como uma ocultação diurna. Enquanto Vênus está no fim de sua última performance como estrela matutina no céu da Terra, a Lua minguante está a menos de 24 horas da fase Nova, onde no dia 1 de Julho de 2011 proporcionou um eclipse solar em um local remoto da Antártica, que marcou o início de um novo ciclo Saros.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110702.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.