Lua Crescente e as Estrelas Irmãs

Uma jovem lua crescente compartilha o céu com as estrelas irmãs do aglomerado das Plêiades, nessa linda imagem registrada no equinócio de primavera no hemisfério norte em San Antonio no Texas. No processamento digital de imagens, múltiplas exposições da cena celeste foram combinadas para mostrar detalhes da superfície lunar brilhante e das estrelas das Plêiades. Imagens astronômicas das Plêiades normalmente mostram o aglomerado com uma névoa azul, mas nessa imagem essa névoa não aparece devido ao brilho da lua. Ainda com essa cena no céu, observadores da América Central e do Sul puderam testemunhar por 5 noites a luz ocultando ou passando em frente às estrelas mais brilhantes das Plêiades.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100326.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.