fbpx

LRO Identifica Rastros de Material Ejetado Em Região da Lua


O que criou as feições que parecem divisas militares nessa imagem da Lua? Feições com essa textura são resultados de impactos secundários. À medida que o material ejetado é jogado fora de sua cratera principal, ele volta para a superfície criando crateras secundárias e pequenos córregos lineares de materiais imaturos localmente derivados. Ainda tem mais um detalhe importante essas feições em forma de V parecendo as divisas usadas pelos militares, criadas durante este processo apontam na direção da cratera principal. Essas feições não são dependentes de escala, de modo que podem ser observadas em crateras grandes e pequenas.

Portanto, se essas feições foram formadas a partir de um impacto recente, onde está a cratera pai? A imagem de contexto acima, não revela nenhuma escolhas óbvia, mas ela poderia estar fora dessa imagem. Tente olhar para os potenciais candidatos usando o quickmap LROC, nesse link: http://target.lroc.asu.edu/da/qmap.html (não se esqueça de mudar a projeção para o pólo norte).

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/470-Brush-Strokes-of-Ejecta.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .