Local Potencial de Pouso em Marte Próximo a Montes Associados com Anel de Cratera

Essa imagem de Marte, mostra grandes montes que podem representar uma intrusão hidrotermal em um ambiente lacustre, possivelmente envolvendo movimentos de fluidos de grandes profundidades. Essa intrusão é um processo onde um material mais maleável (e deformável) é forçado em um material sobreposto, e por isso a formação dos montes. Um fácil ponto de referência  para esse processo é algo que muitas pessoas já viram na Terra, um farol de lava.

Uma das justificativas para se fazer imagens dessa área de Marte é para avaliá-la como possível local para o futuro pouso de uma sonda através do estudo dos desafios e da morfologia da região. Adicionalmente a essa imagem, a câmera HiRISE obteve também um par de imagens estereográficas que ajudam a determinar a morfologia e a mineralogia dos montes e sua compatibilidade para futuros pousos. Essa imagem também revela como locais de pousos são escolhidos: um lugar seguro para se pousar e explorar e que também tenha uma importância científica.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_021919_2135

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo