fbpx

Local de Impacto do Satélite Chinês Longjiang-2 É Encontrado na Lua Com Imagens da LRO

O satélite Longjiang-2 foi lançado para a Lua junto com o satélite de comunicações Queqiao, em 20 de Maio de 2018, pela China National Space Agency, ou CNSA. O pequeno satélite, pesando 45 quilogramas, foi desenvolvido para trabalhar com o seu irmão gêmeo, o Longjiang-1, com o objetivo de validar uma tecnologia para observações astronômicas em ondas de rádio de baixa frequência.

Uma equipe liderada por Daniel Estévez estimou que o pequeno satélite impactou a Lua em algum lugar dentro da Crateras Van Gent. A equipe da LROC usou essas coordenadas para fazer imanes da área no dia 5 de Outubro de 2019, a partir de uma altitude de 122 quilômetros. Através de uma cuidadosa comparação de imagens anteriores feitas com a LROC foi possível localizar uma nova cratera de impacto, a uma distância de somente 328 metros do ponto estimado de impacto. A cratera tem 4 metros por 5 metros de extensão com o seu eixo maior orientado de sudoeste para nordeste. Com base na proximidade com o local estimado do impacto e com o tamanho da nova cratera os pesquisadores estão bem confiantes de que essa nova cratera foi formada como resultado do impacto do pequeno satélite Longjiang-2.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/posts/1132

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .