Linda Foto do Cometa Halley em Janeiro de 1986

A foto acima é do cometa 1P/Halley, e foi feita no dia 9 de Janeiro de 1986, às 22:54 hora de Brasília, por J. Briggs, com o telescópio Newtoniano refletor de 0.406 metros e f/5.5, no Observatório Chamberlin, em Bailey, no Colorado.

A foto foi feita com uma exposição de 1800 segundos, usando um filme hipersensível KODAK Technical Pan 2415, sensível ao vermelho.

É possível ver raios na cauda do cometa ao redor da sua cabeça se estendendo para longe do Sol. A cauda se estendia por mais de 1.3 graus no céu no momento da imagem. O norte está para cima e o leste para esquerda.

Essa foto foi feita, 28 dias antes do cometa passar pelo seu periélio. No momento da foto ele estava a cerca de 0.885 UA de distância do Sol, e 1.308 UA de distância da Terra.

Essa imagem foi submetida por Malcolm Neidner do Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland, para o International Halley Watch (IHW) Large Scale Phenomena Network (LSPN). Lá ela foi arquivada no NASA PDS como: Small Bodies Node IHW-C-LSPN-2-DIDR-HALLEY-V2.0.

Fonte:

https://www.facebook.com/Comets-and-Asteroids-140234731687/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.