Leques de Detritos em Forma de Lobos Ricos em Gelo na Região de Promethei Terra em Marte

Essa imagem mostra uma porção de um leque de detritos em forma de lobo ao longo da base de uma colina na região de Promethei Terra em Marte. Essa região possui esses platôs circundados por leques de detritos em forma de lobos que acredita-se sejam ricos em gelo. Esses leques tem sido interpretados como uma variedade de possíveis feições, incluindo geleiras rochosas, movimentos de massa rica em gelo, ou fluxos glaciais cobertos por detritos. Recentes dados de radar mostram que eles são compostos aproximadamente 100% por gelo puro. Cadeias paralelas indicam a direção do fluxo.

Tanto os leques de detritos como as planícies são cobertas com um manto rico em gelo que é comum através das latitudes intermediárias de Marte. O manto é cortado por canais e possui buracos que são formados devido a sublimação do gelo. Esse manto acredita-se tenha se depositado como neve a aproximadamente 10 milhões de anos atrás durante um período de alta obliquidade, quando o eixo do planeta estava mais inclinado e as condições ambientais poderiam ter sido mais propícias nessas regiões.

Algumas pequenas crateras de impacto são visíveis na planície que parece ter sido preenchida com depósitos de manto que subsequentemente foram parcialmente removidos. Essas crateras fornecem pistas sobre a história erosional do depósito.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_020319_1470

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo