Landsat Mostra Em Imagem As Rochas Sagradas do Outback Australiano


Essa imagem feita pelo Landsat nos mostra a Bacia Amadeus no coração do deserto outback australiano.

Duas grandes formações rochosas são visíveis na parte inferior da imagem. Sagrados para o povo aborígene local, os Anangu, esses arenitos em forma de domos, como o Pão-de-Açúcar, são as principais feições do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, um patrimônio mundial da UNESCO.

O grupo de 36 domos rochosos a oeste (esquerda) é o Kata Tjuta com o domo mais alto, o Monte Olga, atingindo 1066 metros acima do nível dos mares.

Quarenta quilômetros a leste do Kata Tjuta está a Rocha Ayers, conhecida pelos aborígenes como uluru. Ao redor da formação estão fontes de água, cavernas e pinturas rupestres.

Uma lenda local conta que aquele que remover rochas do Uluru serão penalizados. Existem relatos de que muitos que tiraram rochas dali assumindo o risco tentaram mandar as rochas de volta para tentar se livrar dessa maldição.

A área branca na parte superior da imagem é o Lago Amadeus, um lago que possui uma crosta de sal. Embora ele contenha centenas de milhões de toneladas de sal, a sua remota localização, o preserva, pois a sua exploração é praticamente impossível.

Essa área na parte sul do Território do Norte é lar de uma grande variedade de animais, entre eles o canguru, a ema, mais de 70 espécies de répteis, uma grande variedade de morcegos,  a toupeira marsupial entre outros.

O Thematic Mapper do Landsat 5, é administrado de maneira conjunta pela NASA e pelo USGS e adquiriu essa imagem no dia 18 de Maio de 2011. A ESA apoia a série de satélites Landsat, como parceira, significando que usa suas instalações em Terra para adquirir, processar e distribuir as imagens do Landsat.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMDDQJ37SG_index_0.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.