fbpx
29 de fevereiro de 2024

Lançamento da Nova Missão a Marte É Adiado em Um Dia


A semana nem começou direito e já temos uma notícia não lá muito boa. A NASA informou que o lançamento do novo veículo que estudará o planeta Marte foi adiado em um dia, esse adiamento, segundo a agência permitirá que os engenheiros possam trocar uma bateria suspeita no veículo Atlas 5 que irá lançar a sonda.

A bateria é parte do sistema que seria usado para destruir o foguete se ele sofresse um sério dano durante o lançamento e começasse a derivar ameaçando áreas povoadas ao longo da costa da Flórida.

A NASA tem a esperança de que essa nova missão a Marte, chamada de Mars Science Laboratory que estava planejada para começar a sua jornada de 9 meses rumo ao Planeta Vermelho na próxima sexta-feira, dia 25 de Novembro de 2011, possa começar no sábado, dia 26 de Novembro de 2011, às 11:02 da manhã, hora de Brasília.

A missão Mars Science Laboratory, leva junto a sonda robótica Curiosity, essa sonda foi desenvolvida para passar um ano marciano em atividade, o que é equivalente a dois anos terrestres, vasculhando uma área na conhecida Cratera Gale, com o objetivo principal de determinar se nesse local existiram em algum momento da história de Marte as condições favoráveis para o surgimento e desenvolvimento da vida.

A imagem  acima mostra o Mars Science Laboratory sendo içado até o topo do seu foguete Atlas 5 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida no dia 3 de Novembro de 2011 em preparação para o lançamento da missão que deve ocorrer mesmo com esse adiamento ainda no fim de semana de ação de graças.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/mars-science-lab-launch-delayed-to-saturday-111120.html#mkcpgn=twnws1


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo