Júpiter e Vênus Vistos da Terra

Não importa onde você estava na semana passada, entre 12 e 15 de Março de 2012, mas se você tinha um horizonte oeste limpo a sua frente e teve a oportunidade de olhar para esse lado do céu, pôde ver a bela conjunção entre os planetas Júpiter e Vênus. Durante essa semana que começa os dois ainda continuarão próximos no céu, apresentando um belo espetáculo, embora com o passar dos dias Júpiter será visto cada vez mais baixo no horizonte passando por Vênus. O que é mais legal que se você olhar um pouco mais alto para o céu poderá ver Marte, que acabou de passar pela sua oposição e ainda tem se apresentado de forma magnífica. A foto acima usou bem da criatividade, o fotografo viajou um pouco para longe da poluição luminosa da cidade de Szubin na Polônia, e conseguiu observar claramente o encontro dos dois planetas no horizonte oeste da Terra. No momento da imagem os dois planetas estavam separados por somente 3 graus no céu, e quem aparece na imagem também é a filha do criativo fotógrafo fazendo uma pose curiosa. Pode-se ver na imagem também o brilho apagado e avermelhado do pôr-do-Sol polonês. Embora essa conjunção esteja terminando, outra conjunção entre Vênus e Júpiter irá ocorrer no próximo mês de Maio, embora não tão próxima como essa.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120318.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.