fbpx
19 de setembro de 2021

Juno Faz Imagem Espetacular da Sombra do Satélite Io Na Atmosfera de Júpiter

Não entre em pânico, isso aí não é um buraco gigantesco em Júpiter.

Essa imagem foi feita pela sonda Juno da NASA que está orbitando Júpiter e conseguiu registrar a sombra do satélite Io, passando sobre as nuvens do planeta.

A sonda Juno realizou a sua vigésima segunda passagem próxima do planeta no dia 11 de Setembro de 2019, ou, como é conhecido o Perijove 22. Nesse dia, a geometria estava perfeita para que Io deslizasse entre o Sol e Júpiter, num momento que podemos dizer contou com a sorte, já que Io leva apenas 1.77 dias para orbita Júpiter.

Io é o muito mais vulcânico do nosso Sistema Solar, graças ao calor gerado pela sua proximidade com a gravidade passiva de Júpiter. Dos quatro satélites mais próximos de Júpiter, Io é o mais próximo deles permitindo que a sua sombra seja bem pronunciada na atmosfera do planeta gigante.

A sonda Juno da NASA está orbitando Júpiter a mais de 3 anos, e realiza um perijove, a cada 53 dias. Cientificamente, as prioridades da sonda são que todos os instrumentos estejam funcionando para que ela possa estudar a atmosfera e. Interior do planeta.

Mas a bordo da sonda está uma câmera, a chamada JunoCam, e essa câmera registra imagens espetaculares. Todas as imagens brutas ficam disponibilizadas para que as pessoas em todo o mundo possam processar e gerar um produto final ao seu gosto.

Isso significa que enquanto nós esperamos os cientistas analisarem os dados de Júpiter, nós podemos nos divertir com as imagens geradas do planeta. Essa imagem da sombra de Io é fantástica em vários aspectos, um deles é que ela se parece muito com a sombra da Lua que é registrada na Terra durante um eclipse total do Sol.

Fonte:

https://www.space.com/juno-sees-io-moon-shadow-on-jupiter.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo