Jatos da Galáxia Incomum Centaurus A

Jatos de plasma expelidos por um buraco negro central de uma galáxia espiral massiva iluminam essa imagem composta da Centaurus A. Os jatos emanam da Cen A, e têm mais de um milhão de anos-luz de comprimento. Exatamente como o buraco negro expele a matéria é um processo ainda não conhecido. Após iluminarem a galáxia, contudo, os jatos inflam grandes bolhas que emitem radiação no comprimento de ondas de rádio que provavelmente brilham por milhões de anos. Se excitadas por uma frente de onda, essas bolhas podem mesmo acenderem novamente depois de bilhões de anos. A luz de raios-X  é mostrada na imagem acima em azul enquanto que as micro ondas são mostradas em laranja. A imagem em detalhe feita com a radiação de ondas de rádio mostra detalhes nunca vistos anteriormente e nem imageados do ano-luz mais interno do jato central.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110531.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.