James Webb: Só em Março de 2021 – Space Today TV Ep.1337

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/astronomos-da-usp-precisam-de-apoio-para-ir-ao-observatorio-eso

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

https://twitter.com/DrJorgeMelendez

—————————————————————————–

Vamos falar dele, o Telescópio Espacial James Webb.

A alguns meses atrás, eu trouxe aqui no canal vídeos explicando para vocês que a NASA havia contratado um tipo de auditoria para analisar todo o projeto do James Webb e propor novas datas de lançamento, além de estudar os riscos e desafios do projeto.

Essa “auditoria”recebeu o nome de Independent Review Board ou IRB.

Hoje, dia 27 de Junho de 2018, eles apresentaram o relatório final sobre o James Webb e as notícias não são boas.

Vamos começar pelo pior, eles disseram que no estado atual do projeto levando em consideração todos os desafios, problemas, riscos e tudo mais, a data provável de lançamento do telescópio espacial deve ser 30 de Março de 2021.

Até agora nós trabalhávamos com a data de Maio de 2020, mas lembra que eu tinha falado que era uma data provável, porém não fechada, e agora a data mudou novamente.

E novamente não é uma data fechada, pois eles mostraram um slide onde apontam o quanto o projeto pode ser atrasado devido a cada tipo de problema que pode acontecer no decorrer desse tempo.

O relatório cita uma séria de problemas técnicos, incluindo erros humanos o que impacta diretamente em toda a programação do James Webb.

Falando nisso, o relatório completo está na descrição do vídeo, onde você encontra a apresentação que foi feita hoje na NASA.

Os principais problemas citados no relatório estão relacionados com o escudo de calor do James Webb e com o seu sistema de propulsão.

Outra coisa importante é o custo de tudo isso.

Se considerarmos a data inicial de lançamento proposta para Outubro de 2018, e agora a nova data, Março de 2021, são 29 meses de atrasos e esses 29 meses resultam num impacto de 1 bilhão de dólares no custo do James Webb.

Com isso, levando em conta o ciclo de vida completo do James Webb, o custo estimado do telescópio é de 9.66 bilhões de dólares, o custo de desenvolvimento que é o outro custo levado em consideração, é de 8.8 bilhões de dólares, isso se nada der mais errado.

Muita gente falou durante a apresentação, incluindo o novo administrador da NASA, o Jim Bridstine, e a mensagem de todos de forma resumida foi uma só.

O James Webb é crucial para podermos entender o universo, o ganho que a astronomia terá com ele é sem precedentes na história, ele é uma prioridade para ser desenvolvido, é super complexo, é uma engenharia nova, uma ciência nova, instrumentos novos e tudo isso gera problemas.

Uma parte legal é que o relatório cita até um otimismo exagerado no início do projeto, para quem não sabe o James Webb foi proposto no que é chamado de 2000 Decadal Survey, ou seja, o que deveria ser desenvolvido em uma década para responder grandes perguntas do universo.

O relatório propõem uma melhor organização, e gerenciamento do projeto, e no resto tudo continua na mesma, as partes separadas serão montadas, testadas separadamente, depois o telescópio será integrado para então ser testado como uma coisa única e tudo estando bem, é dado o sinal verde para o lançamento.

Aparentemente o grande problema mesmo está no escudo de calor, as folhas finas de um material altamente refletivo aparentemente não suporta a abertura e rasga.

Bem, só nos resta esperar e acompanhar o que vai acontecer com o James Webb.

Sempre que tivermos alguma novidade, seja ela boa ou ruim, estarei aqui informando para vocês.

E agora vamos planejar tudo para 2021.

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-completes-webb-telescope-review-commits-to-launch-in-early-2021

Relatório:

https://www.nasa.gov/sites/default/files/atoms/files/webb_irb_report_and_response_0.pdf

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.