fbpx

JAMES WEBB COMPLETO ABRE SEU ESCUDO DE CALOR | SPACE TODAY TV EP1994

COMPRE O BONÉ TRUCKER NA SPACE TODAY STORE E GANHE UMA CANECA DE PRESENTE:

https://www.spacetodaystore.com/bones/bone-trucker-space-today/

————————————————————————————————————

CONFIRA O CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY, MAIS DE 60 HORAS DE CONTEÚDO FALANDO SOBRE TUDO DA ASTRONOMIA, MATRICULE-SE JÁ:

https://academyspace.com.br/big-bang/

————————————————————————————————————

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

https://www.patreon.com/spacetoday

https://apoia.se/spacetoday

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

————————————————————————————————————

Parece que as coisas começaram a caminhar bem para o lado do Telescópio Espacial James Webb.

No último vídeo sobre o telescópio espacial mostrei que ele havia sido pela primeira vez integrado, a parte óptica, com a parte da nave, e todas as conexões, tanto mecânicas como eletrônicas haviam saído feitas.

Tudo isso era um preparo para o que estava por vir, e que aconteceu.

O próximo teste na sequência era abrir e tensionar o seu gigantesco escudo de calor, de modo que ele não apresentasse defeitos e que ficasse na mesma posição que irá ficar no espaço, a 1.5 milhão de km da Terra.

O escudo de calor é uma parte crítica do James Webb.

Lembrando, o James Webb será um telescópio espacial que irá atuar na faixa do infravermelho do espectro.

Para isso, ele precisa estar protegido de qualquer mínima fonte de calor, pois, devido à sua sensibilidade, essa fonte poderia gerar ruído nos dados que serão adquirimos por ele.

Um dos lados do escudo de calor estará sujeito a uma temperatura de 383 kelvin, quente o suficiente para fritar um ovo, porém, com as 5 camadas, o lado mais frio do telescópio estará a uma temperatura de 36 kelvin, ou seja, apenas 36 graus acima do zero absoluto, uma temperatura capaz de congelar o oxigênio.

Para fazer esse teste, o James Webb foi suspenso por cabos para imitar as condições do espaço de ausência de gravidade, e o escudo foi aberto, folha, por folha.

A última vez que isso foi feito, muitos problemas foram encontrados, mas aparentemente tudo foi resolvido, pois o escudo de calor abriu perfeitamente.

Esse teste mostrou que quando estiver em órbita, o James Webb poderá abrir seu escudo sem problema e tensionar cada folha do escudo e ele irá funcionar muito bem.

Esse teste com o telescópio totalmente integrado também serviu para mostrar que a interação do escudo de calor com os demais componentes do telescópio não tiveram problema nenhum.

O escudo de calor do James Webb é feito de 5 camadas de um material polímero chamado Kapton.

Cada camada é coberta com alumínio que foi vaporizado, para refletir o calor do Sol no espaço.

As duas camadas que ficarão “mais próximas do Sol” também receberam um tratamento de sílica para proteger o escudo da intensa radiação ultravioleta vinda do Sol.

Agora, os técnicos que cuidam do James Webb irão dobrar o escudo de calor do telescópio para a sua posição de lançamento.

O telescópio irá depois passar por um teste elétrico e mais um conjunto de testes mecânicos que irão emular a situação de lançamento, ruído e vibração.

Depois, mais uma sequência de testes de abertura e dobramento do escudo de calor e de seus espelhos e então ele estará pronto.

Lembrando que a data prevista para o lançamento é 31 de Março de 2021.

Tá chegando e o James Webb está ficando pronto!!!

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/nasa-s-james-webb-space-telescope-clears-critical-sunshield-deployment-testing

#JamesWebb #EscudoDeCalor #SpaceToday

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .