JAMES WEBB – COMO MONTAR UM TELESCÓPIO ESPACIAL | SPACE TODAY TV EP1984

O mais poderoso e complexo telescópio espacial já criado pela humanidade está um passo mais próximo de ser lançado, e nem parece verdade, depois de tantos problemas.

Eu já trouxe aqui para vocês um vídeo falando que o James Webb, foi pela primeira montado de forma completa, mas hoje eu trago o vídeo de tudo isso.

O James Webb é constituído de duas metades, podemos dizer, uma parte é o bus, e o escudo de calor, e a outra metade é a parte óptica do telescópio com os espelhos e instrumentos que serão usados para observação.

Essas duas metades foram construídas separadamente e testadas separadamente, porém, agora chegou um momento muito importante, conectar, unir, essas duas metades e é isso que esse vídeo mostra.

Nas instalações da Northrop Grumman em Redondo Beach, na Califórnia, as duas metades do James Webb foram conectadas mecanicamente e eletronicamente.

Isso representa, 15 anos de trabalho de milhares de engenheiros, cientistas e técnicos, dos EUA, Canadá e Europa, todos eles imbuídos num mesmo objetivo, montar e finalizar o James Webb, para que ele possa revelar todos os mistérios do universo.

Para quem ainda não sabe, o telescópio espacial deve ser lançado em Março de 2021, e por isso, a jornada do James Webb, em Terra, ainda não terminou.

O telescópio que agora é um instrumento único, com todas as partes unidas irá passar por testes adicionais e irá abrir seus espelhos, depois ele irá passar por um teste eletrônico completo para garantir que tudo está ligado e conectado de forma perfeita, para garantir o sucesso da missão.

Após isso, vem então um dos testes mais esperados, os técnicos irão abrir de forma completa o revolucionário escudo de calor do James Webb.

O escudo é formado por 5 folhas extremamente finas de um composto capaz de proteger todo o telescópio, seus instrumentos e espelho do calor.

Como o James Webb vai operar no infravermelho e esse comprimento de onda é sensível ao calor, nada pode interferir nas medidas e observações que serão feitas pelo telescópio.

Além das folhas extremamente finas, o escudo de calor do James Webb tem o tamanho de uma quadra de tênis, ou seja, é uma operação extremamente complicada e delicada.

Com todos esses testes realizados com sucesso, o James Webb então poderá ser embalado e enviado para o lançamento que deve acontecer em Março de 2021, como eu já falei.

Lembrando que até o momento, ele deve ser lançado por um foguete Ariane 5, direto de Kourou, na Guiana Francesa.

Com o James Webb os astrônomos esperam estuar em detalhe os exoplanetas, principalmente suas atmosferas, investigar as primeiras estrelas e galáxias do universo e estuda também o nosso sistema solar, além da via Láctea e outras pesquisas, muitas delas já programadas para serem realizadas, assim que o James Webb se tornar operacional.

como eu sempre falo, só nos resta esperar.

#JamesWebb #TelescópioEspacial

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.