Inundação Causada Pela Tsunami Após o Tremor de 11 de Março de 2011 no Japão

O satélite Terra da NASA fez sua primeira imagem da parte nordeste do Japão após o terremoto devastador e d Tsunami que atingiu a costa causando inundações em 11 de Março de 2011. O equipamento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) adquiriu a imagem da direita da região de Sendai em 12 de Março de 2011 às 10:20 a.m. A imagem da esquerda foi adquirida pelo MODIS do Terra no dia 26 de Fevereiro de 2011, e serve como imagem de referência.

A água aparece preta ou em azul escuro nas imagens. É difícil de ver a linha de costa na imagem de 12 de Março de 2011, mas uma fina linha verde marca a costa. Essa linha verde é a terra com elevação mais alta acima da água que parece não ter sofrido inundação quando o mar retornou com a Tsunami. O indicador de inundação na imagem da esquerda mostra quanto da terra foi invadida pela água.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1892.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo