Instrumento MDIS da Sonda MESSENGER Uma Vez Por Semana Faz Imagem do Limbo de Mercúrio

Uma vez por semana, o instrumento MDIS a bordo da sonda MESSENGER captura imagens do limbo de Mercúrio (a borda da parte iluminada do planeta com o espaço), com ênfase em fazer imagens do limbo do hemisfério sul. Um exemplo de uma imagem de limbo é mostrada aqui. A sonda estava alta acima da região polar sul de Mercúrio quando essa imagem foi feita. Contudo mesmo quando a sonda estava no seu ponto mais alto acima de Mercúrio uma única imagem WAC não pode registrar o limbo de Mercúrio por completo. Consequentemente duas imagens são feitas e unidas como um mosaico para que se possa então ter o limbo completo de Mercúrio mostrado na imagem. Essas imagens do limbo de Mercúrio fornecem informações sobre a forma de Mercúrio e complementarão medidas da topografia feitas pelo instrumento Mercury Laser Altimeter (MLA) do hemisfério norte de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=501

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.