Instrumento a Bordo da Sonda MESSENGER Identifica Composição dos Principais Elementos Que Constituem os Materiais da Superfície de Mercúrio

A figura acima mostra um gráfico que apresenta os elementos mais importantes que constituem as rochas e o solo da Terra, Marte, e da Lua, essa composição é mostrada na forma de razões de alumínio sobre o silício versus a razão de magnésio sobre o silício. No mesmo gráfico foram inseridas as novas medidas da composição dos mais importantes elementos que constituem os materiais da superfície de Mercúrio, medidas essas feitas pelo instrumento MESSENGER XRS. Mercúrio possui menores razões de Al/Si e maiores razões de Mg/Si se comparado os materiais da superfície lunar e com os basaltos terrestres, indicando uma menor fração dos minerais comuns plagioclásio e feldspato.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=539

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.