fbpx

InSight Estica Seu Braço E Escuta O Vento Marciano – Space Today TV Ep.1612

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Depois do pouso e das primeiras imagens que causaram o maior frisson aqui no planeta Terra, a sonda Insight parece pronta para começar a trabalhar.

Como parte desses preparativos iniciais, o seu braço robótico de quase 2 metros de comprimento já foi totalmente esticado sem problema algum e está pronto para começar a distribuir os equipamentos científicos.

A InSight mandou novas imagens para a Terra.

As imagens na sua maior parte foram feitas pela câmera localizada no que podemos dizer seria o cotovelo do braço robótico, ou seja, na articulação dele, essa câmera tem o nome de Instrument Deploy Camera.

Ela já começou a fazer as imagens do terreno na frente da InSight, imagens essas que serão usadas pela equipe aqui na Terra, para determinar onde serão colocados os instrumentos científicos.

A outra câmera que também fez imagens, é a mesma que foi usada para fazer as primeiras imagens quando o módulo chegou em Marte.

Essa câmera fica instalada embaixo do deck de instrumentos da InSight, é chamada de Instrument Context Camera.

Essa câmera ainda parece suja com a poeira marciana e ela continuará fazendo imagens do local na frente da InSight, agora e depois quando os instrumentos estiverem instalados.

Essa fase da missão é crítica dizem os engenheiros da missão, que é a fase antes e a fase de colocação dos instrumentos.

Essa etapa vai levar de 2 a 3 meses até que os instrumentos sejam todos instalados e calibrados para poder operar da melhor forma possível em Marte.

Embora eles tenham sido testados a exaustão na Terra, estar operando em outro planeta é outra coisa, é aquele papo de treino é treino e jogo é jogo, agora é a hora do jogo e nada pode dar errado.

Os engenheiros falaram que as operações podem até atrasar, mas é preciso garantir que tudo vai funcionar sem problemas, esse começo de missão é complicado, pois todos precisam aprender como lidar com a sonda que está no solo de Marte.

Mas não foram só imagens que a InSight mandou recentemente para nós aqui na Terra.

A sonda também foi capaz de ouvir os ventos marcianos.

Isso mesmo.

Dois de seus instrumentos ouviram o uivo do vento marciano. O primeiro foi o próprio sismômetro, que será usado para ouvir o interior de Marte, mas ele conseguiu ouvir.

Na verdade o que o sismômetro ouviu foi o vento batendo nos painéis solares da InSight, o instrumento é tão sensível que conseguiu registrar esse som que é audível ao ouvido humano.

O outro instrumento, foi o sensor de pressão do ar da InSigth, que também ouviu o vento em Marte.

O vento estava soprando a uma velocidade entre 16 e 24 km/h e cruzando a Elysium Planitia, o local onde a InSight está estacionada.

Para ouvir o som original do sismômetro precisa de um equipamento bom, pois ele é muito grave, ele foi alterado para ficar mais fácil de ouvir e o som do instrumento de pressão de ar recebeu um ganho para também ficar mais fácil de ouvir.

Mas vamos aguardar e vamos acompanhando!!!

#InSight #Marte #VentoEmMarte

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7298

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo