Injeção de CO2 Em Sedimentos Pode Ser Viável Contra Aquecimento Global – Space Today Ep.1356

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/astronomos-da-usp-precisam-de-apoio-para-ir-ao-observatorio-eso

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

https://twitter.com/DrJorgeMelendez

—————————————————————————–

O aquecimento global é mais que uma realidade, e as mudanças climáticas que o planeta Terra está sofrendo estão diretamente ligadas à atividade humana.

Não venham com mimimi, se você ainda tem dúvida, indico que ouça o podcast mamilos sobre aquecimento global, uma das melhores fontes para quem ainda não entende o que está acontecendo com o planeta entender de uma vez por todas.

Ah, mas é um ciclo do planeta, ah, mas está ligado ao ciclo solar, ah…ah…todos esses ciclos realmente existem, mas estamos falando aqui no aumento considerável da quantidade de CO2 na atmosfera e as consequências de tudo isso, consequências desastrosas.

Ouçam o podcast e depois a gente conversa.

O link é:

https://www.b9.com.br/89603/mamilos-143-aquecimento-global/

Como o CO2 é um dos principais gases responsáveis pela mudança climática e ele é produzido de forma intensa na queima de carvão nas plantas de energia.

Muito tem se pensado em como de alguma maneira capturar esse CO2 e isolar ele em algum lugar.

Há muitos anos, a indústria do petróleo tem a habilidade de injetar fluidos e até mesmo gases nas rochas sedimentares para ajudar no processo de produção de petróleo.

De acordo com um artigo recém-publicado essa pode ser uma saída para o CO2 nocivo também.

A ideia é capturar esse CO2 na atmosfera e injetá-lo na rochas sedimentares. Nesse processo de injeção com o aumento da pressão e da temperatura ocorre a produção de hidratos e esses hidratos seriam ideias pois criariam uma armadilha evitando que esse CO2 vazasse atingisse a água e voltasse para a atmosfera.

A ideia parece muito válida, foram feitas muitas simulações mostrando a eficiência desse processo, mas agora é necessário testar na vida real.

Os pesquisadores pretendem convencer alguma empresa para testar o processo.

Com isso poderíamos diminuir um pouco a quantidade de CO2 na atmosfera da Terra, e não deixar a temperatura do planeta aumentar mais, como eu falei, ouçam o podcast e saibam o que acontece com o planeta com um pequeno aumento de temperatura.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-07-sequestering-co2-deep-sea-sediments.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.