Infográfico Mostra Como a Humanidade Poderia Terraformar Pequenos Planetas

terraforming-shell-mars-131004c-02


observatory_15038O engenheiro Ken Roy imagina que algum dia poderemos encapsular pequenos planetas dentro de conchas artificiais para reter suas atmosferas e gerar assim um ambiente parecido com o que temos no planeta Terra. Isso poderia fornecer um atalho para a terraformação, ou seja, o processo de redesenhar a superfície de um planeta para deixa-la mais habitável para um ser humano.

Marte, ou talvez uma lua em outra sistema solar qualquer poderia ser fechada numa concha de ferro ou fibra. Com a pressão do ar elevada a níveis seguros e com oxigênio suficiente na atmosfera, as pessoas poderiam viver livremente na superfície. Um pequeno planeta teria gravidade, baixa o suficiente para permitir voos humanos.

A luz seria artificial já que a concha não poderia ser iluminada pela luz do Sol. A indústria pesada poderia ficar localizada fora da concha, no vácuo do espaço. Escotilhas na concha permitiriam que naves entrassem e saíssem.

Fonte:

http://www.space.com/23082-shell-worlds-planet-terraforming-technology-infographic.html


alma_modificado_rodape38

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo