Índia Pretende Lançar Missão Para Vênus Em 2023

A Índia já lançou 3 sondas planetárias em missões científicas no nosso Sistema Solar, mas o país não para, e já tem um novo objetivo para um futuro próximo, lançar uma sonda na direção do planeta Vênus.

Os cientistas e engenheiros na ISRO, a agência espacial indiana, acabaram de enviar para o governo, os planos de mandar um orbitador para Vênus. A sonda poderia ser lançada em poucos anos e seria capaz de carregar dezenas de instrumentos científicos.

O objetivo maior seria mapear a superfície a a subsuperfície de Vênus. O orbitador seria capaz de criar um banco de dados para Vênus em cerca de um ano. Além de mapear a superfície, a sonda seria capaz de observar o interior do planeta e ajudar os cientistas na identificação de dos hotspots vulcânicos pelo planeta.

Os instrumentos também seriam capaz de estudar a atmosfera do planeta e a sua ionosfera, bem como como entender como Vênus interage com o ambiente ao seu redor. A ISRO identificou 16 instrumentos que poderiam ser instalados nessa sonda. Os instrumentos teriam o foco no monitoramento de nuvens, identificação de raios, estudos dos estranhos brilhos no planeta e na medição das partículas de plasma altamente carregadas que passam por Vênus vindas do Sol.

Alguns outros instrumentos viriam de parcerias internacionais. Três instrumentos seriam propostos por cientistas norte-americanos, mas isso seria um pouco mais complicado.

Se a missão for aprovada a sonda poderia ser lançada em Junho de 2023 usando um foguete GSLV, o mesmo que lançou a missão Chandrayaan-2 para a Lua, em Julho de 2019.

A Índia já tem uma história interessante com a exploração espacial, a Chandrayaan-1 foi lançada em 2009 para a Lua, e descobriu o gelo de água no nosso satélite, em 2013 a ISRO lançou a missão Mars Orbiter Mission, para Marte, agora em 2019 lançou a Chandrayaan-2 e se tudo der certo deve lançar uma sonda para orbitar Vênus. Vamos aguardar!!!

Fonte:

https://www.space.com/india-considering-venus-orbiter-mission.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo