O Rover Perseverance da NASA fez uma selfie de família no solo da Cratera Jezero em Marte.

No dia 6 de abril de 2021, o seu dia de trabalho 46 em solo marciano, o Rover usou a câmera chamada WATSON que é parte do instrumento SHERLOC e fez 62 imagens individuais para montar a selfie.

Na selfie é possível ver além do rover, o seu pequeno companheiro, o helicóptero Ingenuity, e também é possível ver o rover virando a sua cabeça como uma mãe olhando para um filho.

O Rover está usando outro instrumento chamado MEDA para determinar os fatores meteorológicos na Cratera Jezero.

Antes de voar, os rotores do Ingenuity serão ligados e irão girar a 2537 rotações por minuto.

Se tudo der certo, no dia 11 de abril, o helicóptero deve fazer seu primeiro voo que deve durar 30 segundos subindo entre 3 e 5 metros de altura da superfície de Marte.

Depois ele irá descer e pousar no solo marciano novamente.

E nós saberemos de tudo isso na madrugada do dia 12 de abril de 2021, a partir das 4:30 da manhã uma live no Space Today para acompanharmos a chegada das primeiras imagens e vídeos confirmando o primeiro voo.

Chegou a hora de vermos a história ser escrita bem na nossa cara!!!

#perseverance #ingenuity #mars2020
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.