Incêndios Na Região Norte do Brasil Criam Um Rio de Fumaça

Essa imagem em cor natural mostra a fumaça e os incêndios em alguns estados no Brasil, incluindo o Amazonas, o Mato Grosso e Rondônia, e foi feita pelo satélite Suomi NPP, da NASA/NOAA, usando para a isso o VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) no dia 20 de Agosto de 2019. Embora não seja incomum observarmos incêndios no Brasil nessa época do ano, devido à baixa umidade, esse ano, o número de incêndios está batendo recordes. De acordo com o INPE são quase 73000 focos de incêndio registrados em 2019. Esse número é 83% maior que o número de incêndios registrados no mesmo período de 2018.

O Earth Observing System Data and Information System Worldview da NASA, o EOSDIS, é um aplicativo que permite com que você possa interagir com mais de 700 imagens de satélites globais e baixar esses dados. Muitas das imagens disponíveis nesse sistema são atualizadas a cada 3 horas, praticamente mostrando tudo que acontece no planeta Terra em tempo real. O Suomi NPP é gerenciado pela NASA e pelo NOAA. A imagem acima é uma cortesia do NASA Worldview, Earth Observing System Data and Information System (EOSDIS).

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2019/wildfires-in-the-brazilian-rainforest-creating-cross-country-smoke

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.