fbpx

Imenso Meteoro Cruza o Céu da Rússia, Causa Danos e Fere 1200 Pessoas

russian_meteor_01

observatory_150105Sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2013, com certeza, um dia para entrar para a história da astronomia moderna. Quem acordou hoje cedo e logo acessou a internet (um hábito muito natural hoje) pode ter se assustado ao ver as notícias sobre a queda de um meteoro na Rússia. Imediatamente muita gente pensou que esse evento estava totalmente correlacionado à passagem do asteroide 2012 DA14 “perto” da Terra, que nesse mesmo dia, 15 de Fevereiro de 2013 passou no seu ponto de aproximação máxima do nosso planeta. Mas não, um fenômeno nada tem a ver com o outro a não ser uma grande coincidência. Bem, normalmente quando vejo um evento desses não entro na onda de frenesi da internet que sai publicando tudo, literalmente tudo que sai sobre uma notícia como essa. Poderia apelar para o lado sensacionalista, ganhar milhares de views instantaneamente, mas não, eu sigo outra linha, espero as coisas acalmarem, as publicações maléficas sumirem e então tento entender com calma o que aconteceu. Agora é uma boa hora para falarmos nisso.

Então é o seguinte. Aparentemente às 9:30 da manhã, hora local, um meteoro muito brilhante queimou na atmosfera acima de Chelyabinsk, uma cidade da Rússia, um pouco a leste dos Montes Urais e aproximadamente a 1500 quilômetros a leste de Moscou. A bola de fogo foi incrivelmente brilhante, rivalizando com o Sol no céu da manhã. Pôde-se ouvir um forte estrondo que disparou o alarme de muitos carros e destruiu algumas janelas. Tivemos relatos de muitas pessoas feridas. Por volta de 1200 pessoas procuraram o serviço médico com lesões causadas pela queda do meteoro, dessas mais de 110 foram hospitalizadas e duas estavam em estado crítico. Entre os feridos foram contabilizadas 159 crianças.

Ainda não se sabe ao certo o tamanho exato do meteorito, as informações ainda estão muito espalhadas. Para determinar o tamanho será necessário fazer um trabalho de triangulação a partir dos inúmeros vídeos registrados da entrada do bólido para que se possa fazer uma estimativa razoável. O meteoro ao entrar na atmosfera da Terra se partiu em alguns pedaços. Unidades do exército encontraram três locais de impacto dos detritos do meteoro, dois dos quais numa área próxima ao Lago Chebarkul, na parte oeste de Chelyabinsk. Especialistas que trabalharam no local da queda afirmaram que os fragmentos eram sólidos e consistiam de ferro e rocha. Um pescador local disse à polícia que ele encontrou um grande buraco no lago, que poderia ser o resultado do impacto do bólido. O local foi imediatamente interditado pela polícia.

Abaixo uma coletânea completa de imagens e vídeos sobre essa incrível queda do meteoro na Rússia. Logicamente no decorrer dos próximos dias mais imagens aparecerão, e outros vídeos também serão divulgados. O blog CIENCTEC ficará ligado para atualizar as informações sobre essa bela aparição.

russian_meteor_03 russian_meteor_02 russian_meteor_07 russian_meteor_06 russian_,eteor_20 russian_meteor_05 russian_meteor_04 russian_meteor_15 russian_meteor_14 russian_meteor_17 russian_meteor_16 russian_meteor_08 russian_meteor_13 russian_meteor_12 RUSSIA-ACCIDENT-SPACE-METEOR russianMeteor_10 russian_meteor_09 russian_meteor_18 russian_meteor_24 russian_meteor_23 russian_meteor_22 russian_meteor_21 russian_meteor_19 russian_meteor_25 russian_,eteor_20

Fontes:

http://www.slate.com/blogs/bad_astronomy/2013/02/15/breaking_huge_meteor_explodes_over_russia.html

http://www.slate.com/blogs/bad_astronomy/2013/02/15/breaking_huge_meteor_explodes_over_russia.html

http://zyalt.livejournal.com/722930.html

http://chelyabinsk.ru/text/news/621775.html

http://rt.com/news/meteorite-crash-urals-chelyabinsk-283/

http://www.independent.co.uk/?CMP=ILC-refresh

http://www.repubblica.it/esteri/2013/02/15/news/russia_meteoriti_sciame_urali-52681067/

http://www.space.com/19802-russian-meteor-blast-photos.html

http://englishrussia.com/2013/02/14/breaking-tremendous-flash-in-the-skies-now/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo