Imagens de Topografia e Brilho Aparente da Cratera Cornelia no Asteroide Vesta

A imagem da esquerda acima, obtida pela câmera de enquadramento d sonda Dawn, mostra o brilho aparente da superfície do asteroide Vesta. Já a imagem da direita é baseada na imagem de brilho aparente, porém é colorida com códigos de cores representando a topografia da região imageada. A topografia é calculada a partir de uma série de imagens que foram obtidas de pontos de vista ligeiramente diferentes o que permite a reconstrução estereográfica da região. As diferentes cores representam as diferentes alturas encontradas na região. As cores branca e vermelha na imagem de topografia representam às regiões mais altas e as cores azuis as regiões mais baixas. É claro das duas imagens que as duas crateras presentes são depressões, que possuem elevações mais baixas do que a região ao redor. Mas, a imagem topográfica mostra que o lado esquerdo da imagem tem elevações maiores do que o lado direito, algo que não está totalmente claro na imagem de brilho aparente.

Essas imagens mostram a região do Quadrante Numisia em Vesta e o centro das imagens está localizado nas coordenadas de 11.5 graus de latitude sul e 224.6 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem de brilho aparente no dia 21 de Outubro de 2011. A imagem foi adquirida através do filtro limpo da câmera de enquadramento da sonda. A distância entre a sonda Dawn e a superfície do Vesta no momento da imagem era de 700 km e a resolução da imagem é de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida ainda na fase HAMO, ou, Hugh Altitude Mapping Orbit, da sonda Dawn em Vesta. As imagens foram projetadas usando a projeção lambert-azimuthal.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120223

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.