Imagens Mostram Os Rastros do Curiosity Em Marte Desde O Início da Sua Movimentação

No dia 28 de Agosto de 2012, durante o seu vigésimo segundo dia de trabalho no solo marciano, ou sol 22, o rover Curiosity da NASA caminhou por 16 metros para leste, o mais longo trecho já caminhado na missão até agora. Essa caminhada imprimiu os rastros da roda do rover no solo de Marte e que podem ser vistos na imagem acima. A câmera traseira do rover, conhecida como Hazard Avoidance Camera, ou Hazcam fez a imagem depois do trecho percorrido. As câmeras Hazcam do Curiosity tanto frontais como traseiras possuem lentes do tipo olho de peixe que permite que o rover tenha uma visão ampla e completa do terreno onde ela está andando. A imagem acima foi processada para que o horizonte ficasse plano.

Essa outra imagem, que é na verdade um mosaico (http://photojournal.jpl.nasa.gov/jpeg/PIA15697.jpg) pode-se ver todo o trecho já percorrido pelo rover Curiosity da NASA em solo marciano. O rover pode ser visto em primeiro plano, e ao fundo os rastros já deixados pelas suas rodas marcando o solo de Marte. Pode-se ver no começo do trecho as marcas em forma aproximada de um círculo representando os primeiros movimentos do rover quando ele andou para frente, girou e voltou, agora, com tudo já checado o caminho basicamente é sempre em frente. Essa montagem também foi processada para horizontalizar o horizonte.

Fontes:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4592

http://www.theverge.com/2012/9/1/3284833/curiosity-rover-tire-track-photo

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.