fbpx

Imagens Mostram a Retração da Geleira do Monte Andromeda

A foto tripla acima mostra a retração da geleira do Monte Andromeda observada por três gerações, em 1966 na imagem mais superior, em 1989 na foto do meio e em Junho de 2012 na parte inferior. Todas as fotos mostram as pessoas paradas na Geleira de Athabasca, parte do Campo de Gelo Columbia no Jasper National Park em Alberta no Canadá, e todas as pessoas estão olhando na direção de uma geleira na face norte do talude do Monte Andromeda. A forma do afloramento na porção superior esquerda das fotos nos fornece um bom ponto de referência para podermos ver a retração da geleira. A retração dessa geleira claramente aumentou nas últimas décadas, algo comum que está acontecendo com a maior parte das geleiras alpinas do mundo.

O ônibus na parte inferior da última foto é um 6onibus para neve, um ônibus de turismo especialmente desenvolvido para levar passageiros para a Geleira Athabasca. Ele possui pneus com pouca pressão para proteger do gelo e poder viajar em gradientes altamente íngremes entrando e saindo da geleira.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/06/retreat-of-mount-andromeda-glacier.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .